sábado, 3 de setembro de 2011

Chegou a hora da onça beber água...

Ontem o prefeito Nestor Vidal reuniu o secretariado para fazer o dever de casa. A reunião começou às 9h e terminou às 13h e foi muito positiva, mas vou pontuar aqui dois setores, os de Saúde e Educação. O prefeito chamou os secretários Ricardo Baeta e Sandra Mara e afirmou: “Não quero vereador mandando em postos de Saúde e muito menos nas escolas”. Isso, por si só, mostra que o prefeito não pretende se afastar um milímetro sequer dos compromissos firmados durante a campanha, gostem os vereadores ou não.
Gostei disso e acho que vocês também irão gostar, pois ficou decidido que muitas mudanças ocorrerão a partir desse mês.  Ouvi, por exemplo, o prefeito reiterar ao secretário Baeta que o que ele quer ver atuando nos postos do Programa Saúde da Família são médicos, enfermeiros, agentes comunitários de Saúde e não cabos eleitorais desse ou daquele vereador. Nestor também sentenciou: “Não quero saber de chefe de PSF e muito menos nessa figura batizada de colaborador”. O secretário respondeu que não existe nenhum colaborador ou chefe nomeado e que essas unidades serão mesmo controladas por profissionais da área da Saúde.
No caso da Educação a posição não foi diferente. Muitas contas não estão fechando e tem diretora que terá de meter a mão no bolso para ressarcir os cofres públicos por não terem respeitado as regras do jogo. A verdade é que muitas diretoras andaram metendo os pés pelas mãos e agora terão de responder por isso. Dizer que foram obrigadas a errar não justifica. Afirmar que cumpriram ordens para fazer o que fizeram não é tese de defesa, mas confissão de cumplicidade, pois ninguém é obrigado a cumprir ordens absurdas.
Pelo que vi, os próximos dias serão de muita choradeira e tentativa de transferir responsabilidade, mas a verdade é que muitos erraram e ninguém poderá alegar que assinou isso ou aquilo porque estava com a faca no pescoço. A fatura será enviada pela Justiça e quem deve terá de pagar. É isso que a sociedade esperar e é assim quem tem de ser. Dizer que fizeram besteira por que Jane Cozzolino mandou não vai livrar a cara de ninguém.

0 comentários: