quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O que Mauá realmente quer?

Não há crescimento sem geração de emprego e renda. A oportunidade está ai batendo às portas do município. Tem a proximidade do Complexo Petroquímico que faz de Magé um ponto estratégico para as indústrias, o Arco Metropolitano a reforçar isso e a nova estrada interligando Duque de Caxias à Mauá a partir de Campos Elíseos, projetos de grande importância para uma região inteira sustentada esses anos todos na base do subemprego.
Os projetos para Magé sempre foram dificultados pela mentalidade tacanha de seus governantes e legisladores. Parcerias em alta escala com os governos federal e estadual eram recusadas sem que a população ficasse sabendo. O município já perdeu muita coisa por conta disso e por pouco não ficou sem o projeto de ampliação do sistema de abastecimento que vai levar água aos moradores de Mauá e Suruí. A Prefeitura, inadimplente, não pode receber os recursos e os R$ 50 milhões foram repassados à Cedae pelo governo federal. As obras começaram e 50% do projeto já está pronto. Quando a população ia correr para o abraço apareceu um dono da cidade embargando a obra.  A Prefeitura colocou tanto obstáculo que o canteiro de obras foi desmontado. Nesses últimos 20 dias as coisas começaram a andar de novo e o canteiro está sendo remontado para as obras continuarem.
Voltando ao questionamento explicitado no título desse artigo, eu indago sobre o que os moradores do quinto distrito querem? Recebi nas últimas 24 horas mensagens de pessoas se posicionando contra a nova e estrada e até contra a instalação de empresas. Se comportam como se Mauá fosse um paraíso e estivesse sob a ameaça do progresso. Vejam só que incoerência: os autores dessas mensagens querem emprego, mas são contra a instalação de empresas. Como falar em geração de renda sem indústrias? Isso, vejo eu, é impossível! Ou não?
Tem gente me falando em potencial turístico. Isso é brincadeira, não? Quem quer praias cheias de esgoto? Cadê a infraestrutura para receber os visitantes? Vocês acham que algum empresário do setor quer investir no fundo da poluída Baía de Guanabara? Amigos, Mauá precisa de emprego, renda e infraestrutura. Se vocês tiverem alguma idéia de como conseguir isso sem abrir as portas para o progresso escrevam para mim. Darei todo o espaço necessário para divulgá-las.



0 comentários: