quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Uma despretensiosa análise sobre Guapimirim

Conheço a história política de Guapimirim desde o movimento emancipacionista. Em 1989, então repórter do centenário O Fluminense, cobri as primeiras reuniões da comissão pró-emancipação e acompanhei do plebiscito à instalação do município, com a posse do primeiro prefeito e dos nove vereadores. Muita coisa mudou desde então e não se pode negar que os ex-prefeitos Nelson do Posto e Ailton Vivas, com dois mandatos cada um, contribuiram bastante. Nelson, por ter sido o primeiro gestor, teve um destaque maior, pois foi a partir dele que o município ganhou infra-estrutura. Porém, os tempos hoje são outros...
Renato da Costa Mello Júnior, o Júnior do Posto, não imaginava ser prefeito um dia. O cargo caiu em seu colo em 2008, mais um presente do tio Nelson, que, costumo dizer, elegia até um poste se nele colasse sua imagem. Vice de Nelson, Junior tornou-se candidato a prefeito 48 horas antes do pleito. Nelson foi impugnado e o 15 passou a valer como legenda para Junior. Não deu outra: mais uma vitória dos “do Posto”. Mas e hoje? Bem. Hoje é outra história.
Junior governa tranquilamente. Tem a maioria na Câmara e grandes chances de fazer o sucessor caso não dispute a reeleição. O que se fala hoje é que ele não estaria interessado no segundo mandato e que lançaria Ismeralda Rangel Garcia, seu braço direito, que disputaria pelo PMDB. Seria a continuidade dos “do Posto”? Talvez, pois a ex-primeira-dama Nilda, viúva de Nelson, acaba de entrar para o PP e sua candidatura seria um racha que ajudaria bastante a oposição, pensam os analistas de plantão.
Mas quem é oposição em Guapimirim? Ailton Vivas, cheio de incertezas e problemas jurídicos? Joselito Tringuelê, um estranho no ninho que debutou na política como candidato a deputado estadual no ano passado ou Paulo Micena, figurante a cada pleito? Acho que primeiro as lideranças locais precisam definir o que é oposição e depois pensar em vencer a situação. Bem, mas isso é o meu ponto de vista. O que vale mesmo é o desejo do guapimiriense.



0 comentários: