domingo, 18 de setembro de 2011

Vilipêndio aos mortos

Que em Magé se verificou, ao longo dos últimos anos, grande desprezo aos vivos, com os direitos fundamentais sendo desrespeitados, escândalos, desvio de verbas públicas e denúncias de corrupção todos estão cansados de saber. Lemos isso em processos, inquéritos e páginas de jornais, noticias de um tempo muito recente que muito incomoda e revolta as pessoas de bem, mas o que vou noticiar agora retrata o mais odioso dos vilipêndios: o desprezo aos mortos.
O Ministério Público está apurando denúncias de que restos mortais foram retirados de pelo menos dois cemitérios municipais - os de Bongaba e Suruí - e jogados nos rio. Fundamentada com fotos e depoimentos, a denúncia dá conta que ossos humanos eram descartados como lixo em Magé e esse descarte estaria acontecendo para abrir espaço para um outro crime: o aluguel ilegal de gavetas para receber novos mortos. Essa “locação” de espaço nos cemitérios é objeto de outra investigação que está sendo feita pela Procuradoria Geral do Município, que vai entregar ao Ministério Público o relatório do que for apurado.
Crime na lei dos homens e pecado pela lei de Deus, o vilipêndio aos mortos vai muito além disso. Mostra que os valores morais, éticos e religiosos foram fortemente abalados nesse município, que precisa mesmo ser repensado a partir de agora. Quem não respeita os direitos dos vivos e se acha no direito de descartar restos mortais como se fossem lixo não pode viver em sociedade.


0 comentários: