domingo, 1 de janeiro de 2012

Vocês se lembram disso?

Amigos de Magé. Recebi hoje 112 mensagens condenando a realização do concurso público marcado pela Prefeitura para fevereiro. Mais que isso:  a maioria me culpa e diz que erro por apoiar o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta firmado com o MP. Os que me escreveram nesse sentido se dizem professores contratados. Acham que o governo não deveria fazer o concurso sem antes lhes garantir um cursinho preparatório.  Estranho né? Como alguém que ganha a vida como professor pode ignorar o fato de que o nome concurso público já diz tudo: impessoalidade, legitimidade e nada de favorecimento.
Nunca me posicionei contra os servidores não estáveis, mas daí a apoiá-los numa grita contra o concurso há uma distancia enorme. O texto abaixo foi publicado por mim no dia 22 de fevereiro do ano passado. Foi uma resposta aos contratados que me acusavam de perseguir o governo.

“É isso que me sustenta

Não há dinheiro que pague isso. Falo do carinho dos mageenses para com esse jornalista. Hoje recebi 673 mensagens de moradores dessa cidade, doze vezes mais que aquelas 53 de ontem enviadas por pessoas se dizendo professores contratados da rede municipal de ensino de Magé, me acusando de “semear a discórdia”, de fazer “terrorismo” contra o governo, de tentar jogar o povo contra “um governo legalmente instalado”, com “legitimidade garantida pelo estado democrático de direito”.
Muito obrigado, amigos. Suas mensagens são a prova de que estamos no caminho certo. Se eu fosse postar todos os comentários recebidos em relação ao artigo “E o vilão agora sou eu?”, não teria espaço para outra coisa. Estejam certos de que esse espaço jamais se fechara para a verdade. Não importa o que essa família venha fazer para tentar calar essa voz. O meu compromisso é com os fatos e, ao contrário da deles, a tinta da minha caneta só acaba quando eu morrer e isso só vai acontecer quando o Grande Arquiteto do Universo entender ser a hora.
Um abraço a todos e fiquem com Deus. Quanto aos professores contratados, nãos os condenem. Eles precisam do emprego. São tão profissionais quanto os concursados. Apenas são pressionados pela falta de estabilidade e, creio, a maioria saberá dar a resposta na hora certa e farão isso naquele mágico momento de intimidade com a urna. Deles também tenho recebido muitas mensagens de apoio e eles sabem que poderão contar comigo sempre, mesmo que sejam obrigados, em algumas ocasiões, a lançar dardos verbais contra esse jornalista.”

27 comentários:

Anônimo disse...

Elizeu, boa noite.
Esta cidade estava fora de qualquer padrão administrativo republicano.10 anos sem concurso público é caso de intervenção. O problema é que as pessoas , por desconhecimento ou conveniência, consideraram tudo normal, quando na realidade o erro praticado em acumular contratos em troca de favores políticos passou a ser a prática comum nos 3 mandatos anteriores.Transparência, clareza informação, é só isso que precisa ser feito.Informar aos desinformados de plantão que isso aqui ainda não é República Federativa de Magé como muitos acreditavam.Contratos e leis existem pra serem seguidos, discordem, vivemos numa democracia; também é bom avisar a todos que basta procurar os defensores públicos e contestar.
Meu amigo,você tem feito um trabalho digno já faz muito tempo. Todos os que te acompanham sabem disso. Se tiveram tempo de entrar mais de 100 vezes nesta página pra dizer essa bobagem, deveriam ir se preparando pra pesquisar provas aqui na Net ao invés dessa gritaria sem pé nem cabeça.Agora uma notícia boa pra quem vai fazer o concurso e é contratado:
O secretário de governo, preocupado com a preparação dos prof. para as provas, solicitou a Secretaria de Educação, que a mesma providenciasse um curso preparatório gratuito em caráter de urgência para ser disponibilizado aos candidatos de Magé.Isso foi tratado em reunião na semana passada.Convenhamos, isso é um presente de Ano Novo e tanto para quem é candidato. Agora me diga, o que mais é preciso fazer pra todos entenderem que isso aqui não é governo de sonhos malucos, mas, de rumo certo?
Abraço grande

Anônimo disse...

Amigo Elizeu, os professores que realmente querem ter um emprego público com certeza são a favor do concurso público, já aqueles que não querem correr atrás de seu objetivo, ficam condenando a iniciativa de nosso prefeito.
Sabemos que podemos tudo se colocarmos Deus na frente dos nossos objetivos e nos esforçarmos.
Será que esses profissionais temem o concurso?
Não há o que temer, tem vaga suficiente para todos, mas só irá conseguir uma vaga quem não tiver preguiça de se dedicar.
Vamos estudar minha gente! e não ficar condenando nosso querido jornalista.
Abraços a todos e feliz 2012!

Anônimo disse...

Prezados,

A que nível que chegamos em Magé.

Quem deveria pregar a ética, a honestidade, a moral, os bons costumes, a obediência as Leis, etc, está agora implorando por continuar na ilegalidade.

E o pior, ainda se acham no direito de serem agraciados com cursos preparatórios para o concurso.

Tudo isto é reflexo do que a família Cozzolino implantou em Magé enquanto estiveram a frente do Palácio Anchieta.

Eles nunca pensaram na melhoria do ensino na cidade. Pensaram somente na construção de escolas a esmo e no voto de cabresto.

A teta acabou minha gente.

Parem de se achar os coitadinhos e tratem de estudar.

Anônimo disse...

OS CONTRATADOS QUE ESTÃO COM MEDO DO CONCURSO SÃO AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM ALFABETIZAR SEUS ALUNOS, QUE NÃO CONSEGUEM FAZER UMA REDAÇÃO CORRETA, NÃO FREQUENTAM AS FORMAÇÕES CONTINUADAS QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROPORCIONA, ESSES PROFESSORES PRECISAM ESTUDAR MAIS OU ENTÃO PEDE PRA SAIR. NÃO DÁ PARA ACEITAR QUE PESSOAS SEJAM CONTRA A DEMOCRACIA.

Anônimo disse...

SÃO 5:55 DA MANHÃ E EU JÁ ESTOU ESTUDANDO DESDE AS 4:00H ACORDA MAGÉ. FELIZ ANO NOVO, É HORA DE IR A LUTA, POIS UM FILHO SEU NÃO FOGE A LUTA, ESTAMOS DE FÉRIAS, VAMOS ESTUDAR.

Anônimo disse...

quanta gente ignorante.....

Anônimo disse...

Em resposta ao anônimo 5:55, meus parabéns somente assim que vc consiguirá a vaga na prefeitura, com muito esforço e dedicação, seu esforço não será em vão.
Fiz concurso em 2001, apesar de todos os meus amigos dizerem que eu estava na época enchendo o cofre da campanha de Nelson do Posto, estudei, me dediquei e passei!
Vale a pena, apesar ainda do baixo salário em Magé, pois é muito bom trabalhar sabendo que no final do mês o seu salário é garantido!

De um Agente Administrativo - 02/01/2012.

Anônimo disse...

É vergonhoso saber que minhas colegas pensem assim, somos professores e temos por obrigação estarmos nos aperfeiçoando.
Não entendo porque se fazem de coitadinhas. Estudem ainda temos tempo.

Anônimo disse...

digo mais...
se a secretaria de educação der o curso e mesmo assim eles não conseguirem passar, a culpa vai cair na conta do prefeito, aguardem só. tudo é desculpa

Anônimo disse...

Bem, ia comentar algo, mas lendo o que o primeiro anônimo (22:45) relatou, não vou precisar dizer nada, já disse tudo.

Agora é aproveitar o curso preparatório e estudar. Não vão dizer que esse curso é privilégio de alguns, é para todos.

Parabéns pela elaboração desse curso.

Geraldo Vargas

Anônimo disse...

Bom dia Elizeu, sou professora contratada e nunca fui contra ao concurso público pelo contrário sempre quis que acontecesse e agora estou muito contente com a notícia,embora tenho colegas de trabalho que não estão nada satisfeitas com o concurso.Enquanto ao cursinho preparatório o governo não é obrigado a garantir um cursinho preparatório a ninguém,tem cursinho preparatório em tudo quanto é lugar então cabe a cada um correr atrás e estudar eu particularmente estou estudando desde novembro e olha que eu não tinha nem certeza se iria ter mesmo o concurso mas é um sonho que tenho, embora eu esteja com um pouco de medo de não passar, estou esperando em Deus e sei que ele vai me dá a vitória! então eu acho que têm professores contratados que estão muito mau acostumados a quererem as coisas muito facéis,já se acostumaram a ficar se humilhando a uma vaga de emprego como na época dos zzz.O povo tem que parar de se achar um coitadinho e tratar de estudar para passar no concurso e acabar com este tormento.

Anônimo disse...

Bom dia querido Elizeu!!!
Estou cada dia mais confiando na atual gestão,o concurso é muito importante para nossa cidade.É hora de mostrar que somos capazes de virar a página e seguir com uma nova história em nossa cidade.Magé já passou por muitas e o passado ficou em 2011.Vamos viver o novo e acreditar em uma nova era.

Anônimo disse...

GENTE NO BRASIL NÃO EXISTE SÓ O MUNICIPIO DE MAGÉ.QD ESTAMOS PREPARADOS PODEMOS CONCORRER A VAGA DE PROFESSOR EM QUALQUER CIDADE.SÃO VÁRIAS VIZINHAS DE MAGÉ.SOU PROFESSORA CONCURSADA EM OUTRO MUNICIPIO E O QUE POSSO FALAR PARA VCS É Q CONCURSO PÚBLICO PRECISAMOS FAZER ATÉ PASSAR.TEM MUITA GENTE MUITO MAIS PREPARADADA DO QUE QUEM DEIXOU PARA ESTUDAR SÓ AGORA NO 45 DO SEGUNDO TEMPO.SABEMOS QUE AS PROVAS N SÃO FÁCEIS,MAS SE ALGUNS PASSAM NÓS TB PODEMOS.E SE POR ACASO N FOR DESSA VEZ,POR FAVOR GALERA,NÃO DESISTAM PQ DAQUI A UM TEMPO TEREMOS OUTROS CONCURSOS EM MAGÉ E QUEM N PARAR DE ESTUDAR ESTARÁ DENTRO.OS CONTRATADOS LEMBREM-SE QUE FORAM 7ANOS DE SUAS VIDAS SEM GARANTIA NENHUMA,MUITA HUMILHAÇÃO E SOFRIMENTO.N TENHAM MEMÓRIA CURTA.PARABÉNS ÀQUELES QUE MESMO NO SOFRIMENTO FORAM A LUTA FAZENDO UMA GRADUAÇÃO.OS QUE FICARAM SENTADOS VENDO A VIDA PASSAR COM CERTEZA ESTÃO APAVORADOS,POIS N ACOMPANHARAM O DESENVOLVIMENTO DO MUNDO.E QD FORAM A UMA CAPACITAÇÃO CONTINUADA SAÍRAM DE LÁ MAIS PERDIDOS DO QUE QD ENTRARAM COM O DISCURSO DE Q A TEORIA É MUITO DIFERENTE DA PRÁTICA DISCURSO ESTE QUE NO CURSO PREPARATÓRIO QUE FAÇO DENTRO DE MAGÉ DESDE OUTUBRO COM O PROFESSOR HOMERO,PARA NÓS PROFESSORES NÃO EXISTE.
TODOS NÓS SABEMOS QUE INDEPENDENTE DE NESTOR ESTE CONCURSO SAIRIA.AGORA N TINHAMOS CERTEZA QUAIS PESSOAS SERIAM APROVADAS.A TRANSPARÊNCIA AGORA É GARANTIDA.VAMOS ESTUDAR ESTAMOS DE FÉRIAS.

Anônimo disse...

bom dia amigo Elizeu e amigos do blog, tem coisas que acontece que vc fica até sem reação , mas tudo isso ainda é a causa de uma contaminação dos cozzolinos, com certeza essas pessoas em seus juízos perfeitos não pensariam dessa forma, essa insegurança nada mas nada menos é, pessoas sem capacidade de prestar um concurso estão brincando de ensinar, pois , se fossem capazes não estariam com tanto medo de enfrentar mas uma vitória nas suas vidas e para Magé.
sos piedade

ADRIANA disse...

Olha, é realmente uma vergonha saber que ainda existem pessoas com tais pensamentos. Chega dá pena, o pior é que ficam lotando o blog do Elizeu com tantas asneiras, ainda bem que todas são filtradas antes de serem publicadas. Gente não percam tempo escrevendo asneiras e sim estudando, o tempo é precioso, quem se dedicar vai passar e pronto.
Concurso público é legal e que bom que em Magé vai ter um. Deveriam se orgulhar e não criticar.

a caminho da liberdade disse...

Bom dia Elizeu,cada vez mais noto que existem professores(as) despreparadas pra realmente exercer a função de educadores(coisa que o país mas precisa)é um absurdo cobrarem do orgão público um cursinho preparatório, vc é ou não é qualificado(a)para exercer tão digna função.O que eu sempre desconfiei está preste acontecer: Muita gente vai levar pau no concurso, agora pergunto, o Elizeu, o Nestor ou MP são os culpados?

Anônimo disse...

ESTOU ANSIOSA PELO CONCURSO, ESTOU ME PREPARANDO HA ANOS E TAMBEM PARA O CONCURSO DE CAXIAS.VA PREQUIÇOSOS CAÇAR UM CURSINHO PRA ESTUDAR ,VAI.....

Anônimo disse...

O que está acontecendo com vcs professores? Medo de que? Estudem e mostrem do que são capazes, ou vão deixar acontecer o que parece ser? Vcs não estão preparados? Preparem-se, são quase 30 dias para o concurso, há tempo suficiente para estudar. Agora acusarem o Elizeu de estar contra nós os comissionados. Vejo o contrário, ele lutou por uma forma de legalização dos nossos direitos e essa conquista tem que ser vista como uma vitória nossa: "cargos comissionados" e não como uma armadilha, como estão tentando mostrar. Estudem,lutem por seus direitos e por seus espaços. Fiquem com Deus e comecem um ano novo com força e esperança. Feliz Ano Novo e Boa prova!!!!

Anônimo disse...

quem quiser ser funcionário público que estude e passe no concurso

Anônimo disse...

Meu caro Eliseu Pires,o problema não é estudar para o concurso público,muitos professores contratados tem muitas capacidades como professores, e se quer tem tempo para fazer um cursinho,enquantos muitos que não trabalhavam já estão se preparando. Sem contar alguns professores concursados que irão fazer o concurso para terem outra matrícula,claro!Eles tem todo o direito,mas sabendo q os contratados não tem como comprovar títulos pois trabalharam,sem nenhum documento se quer e que certamente irão perder suas vagas pois mesmo passando na prova ,eles perderam a vagas na prova de títulos...eu posso me dar bem na prova,porém meu amigo q já está na área ficará com a vaga pois comprovará o título,o qual eu não terei!Pois nem carteira assinada os contratatos tiveram,e esses cursinhos q a prefeitura proporcionou,acho eu, q não contará como título.Obrigada!

Anônimo disse...

O problema é que tem pessoas que se acomodam no "favoritismo do QI(quem indica)"enquanto aqueles que batalham verdadeiramente por uma vaga publica ficavam a mercê do antigo governo. Eu apoio totalmente o concurso, pois levei quatro anos para conseguir o meu primeiro emprego em magé, e isso graças a concurso no estado, pois se dependesse do "QI", estaria desmpregada até hoje, mesmo tendo um currículo bom.

Anônimo disse...

Quanto a contagem de títulos, a única coisa que posso fazer é lamentar por áqueles que se deiaram levar pelos devaneios do governo anterior, e achou que esse cargo fosse vitalício.Parabéns ao prefeito pela atitude.

Anônimo disse...

Elizeu, que Deus te abençoe e te dê sabedoria para administrar esse blog.

Cria do roncador disse...

KKK desculpe começar a postagem assim, mais essa foi minha reação ao ler o comentario da 14:07. Vejamos trabalhadores de industria, tem tempo de se apaerfeiçoar; trabalhadores do judiciario tem tempo para completar faculdade de direito; etc; O que leva a uma professora dizer-se sem tempo para se aperfeiçoar? Que pessima professora é voce! Nao aproveitou seu emprego, nao valorizou seu voto no vereador que te arrumou esse emprego, nao pegou seu salario e investiu em voce. Pessoas como voce estarao longe da prefeitura daqui a alguns meses. O prefeito está regularizando nossa querida magé, nós cidadões queremos leis cumpridas, profissionais realmente capacitados. Sr Elizeu, o povo mageense é contra qualquer tipo de curso e beneficio a contratados que hojem suja a prefeitura, o dinheiro do nosso imposto é para ser gasto com o que realmente precisa. Desejo todas a sorte do mundo a aqueles que estudam(sejam contratados ou nao) para esse concurso, mas aqueles que se fazem de coitados, que ficaram no comodismo ate hoje, desejo que passem longe de magé. Vlw

Anônimo disse...

ELIZEU SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VC
MAGE SERIA UMA MARAVILHA.MEU AMIGO
QUE COISA DIFICIL E O SER HUMANO.
PARABÉNS PARA VC QUE DEUS TE GUARDE.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!!

Anônimo disse...

RESPONDENDO AO COMENTÁRIO DAS 14:07...AMIGA, SOU CONTRATADO E ESTUDEI MUITO ESPERANDO ESSE DIA E CONHEÇO MUITOS QUE TAMBÉM O FIZERAM. É UM ABSURDO VOCÊ COMENTAR QUE NÃO TEM TEMPO PARA ESTUDAR E QUE SÓ QUEM TAVA FORA QUE ESTUDAVA...ATUALIZAÇÃO É NECESSÁRIA A QUALQUER TEMPO E BURRO É AQUELE QUE PENSAVA QUE NÓS CONTRATADOS FICARIAMOS PARA SEMPRE NESSA POSIÇÃO...EXISTEM OS CURSINHOS COM VALOR MÉDIO DE R$150 MENSAIS, ISSO É CARO? QUANTO A PROVA DE TÍTULO, SAIBA QUE CURSINHOS DADOS PELA PREFEITURA FORAM DE ATUALIZAÇÃO E É RARISSIMO VALER COMO TÍTULO PQ SÓ VALEM OS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO 360H, MESTRADO E DOUTORADO...ENTÃO, ESTUDE E MUITO PQ SERÁ CONCORRIDÍSSIMO, POIS HÁ ANOS NÃO TINHAMOS CONCURSO EM MAGÉ!!!